
Perdão; qual será o verdadeiro significado de perdão, de perdoar, de ser perdoado? Ouço muitos dizerem que para perdoar não é necessário esquecer. Será mesmo? A partir do momento em que você perdoa, sem perceber esquece tudo aquilo que aconteceu, ou se mesmo se lembra o valor já não é mais o mesmo, a dor que você sentia antes ao lembrar de tal situação se torna algo diferente, passa a ser orgulho; orgulho de si mesmo por ser capaz de perdoar
Perdoar é algo difícil de se fazer, que pode levar anos. Por que será tão difícil colocar em pratica o simples ato de perdoar? Talvez esquecer o que os outros fizeram a nós seja algo complexo e perdoar, mais confuso ainda, ainda mais quando se trata de alguém que definitivamente não merece o seu perdão. Esses sim, são as formas mais abstratas de perdão. Como perdoar alguém que se quer é digna de minha compaixão? Ai que está o problema; bom, neste caso você deve aceitar a situação de que tal pessoa mesmo que não mereça deva ser perdoada porque isso não fará diferença alguma a ela mas a você será de trivial importância.
Portando independente da religião,etnia, princípios ou valores; perdoar só faz bem a você mesmo. Afinal sofrer por algo a qual ja passou nos consome mais e mais a cada vez em que a dor e a raiva se misturam dentro de você quando se lembra do que fizeram contra você. Sofrer por algo passado é mesmo necessário?
Tenha o seguinte pensamento nesse caso: "isso pelo qual passei ja passou e eu superei, me reergui e não vou me esquecer disso, mas não vou me lembrar como se fosse algo ruim e sentir raiva a cada ver que me lembrar; não, vou me lembrar disso como uma vitória concebida a mim." Esse é o verdadeiro valor de perdoar, não esquecer do que fizeram a você mas se lembrar de que dessa forma teve a oportunidade de ser um ser nobre a qual conseguiu perdoar.
Autora: Gabriela Resende